Metaverso

Criar uma Loja Virtual Grátis
Metaverso

O QUE É METAVERSO
 

O metaverso pode ser definido como uma rede de mundos virtuais, que tenta replicar a realidade, com foco na conexão social. Entusiastas da proposta como Mark Zuckerberg, CEO da Meta, acreditam que esse é o futuro da internet e que nós estaremos interagindo dentro desse universo em breve. A ideia é que as fronteiras entre o físico e o virtual sejam cada vez mais dissolvidas e nossos avatares se tornem uma extensão do nosso corpo.

O metaverso utiliza as tecnologias de realidade virtual e aumentada para proporcionar a imersão do usuário. Elas podem ser acessadas por meio de acessórios como óculos e manoplas, que são conectados a computadores ou smartphones. Empresas trabalham para fabricar óculos mais leves e acessíveis. E estudam também possibilidades mais extremas, como um implante no cérebro – o que eliminaria a necessidade de outros equipamentos.

Há quem também chame de metaverso experiências sem imersão, realizadas por meio de telas comuns, mas que incluem a parte social. É o caso de mundos virtuais como os jogos Fortnite e Roblox, por exemplo, que podem ser acessados ​​por meio de PCs, consoles e smartphones.

A maior parte dos empresários e especialistas concordam em um ponto: para que o metaverso imaginado por Zuckerberg se torne realidade, será preciso uma convergência de diversas tecnologias e o aprimoramento de muitas das ferramentas e equipamentos que existem hoje - o que pode levar até uma década para acontecer.

     
            

QUAL ORIGEM DO METAVERSO

 

O termo "metaverso" veio do romance de ficção científica "Snow Crash" (1992), de Neal Stephenson. Ele juntou as palavras "meta" (que pode ser traduzida do inglês como "transcendente" ou "mais abrangente") e "universo". No livro, os personagens usam avatares digitais para entrar em um universo online, na maioria das vezes para fugir dos horrores de uma realidade distópica.

Outro antecessor importante do metaverso foi Philip Rosedale, o criador do Second Life, jogo virtual em que os usuários podiam criar seus personagens e interagir dentro de um universo totalmente digital.

A realidade virtual como conhecemos hoje começou a ganhar forma na década de 1990 na indústria dos games, com o lançamento do Sega VR. Mas a ideia de combinar realidade virtual com redes sociais começou a ganhar força com o anúncio do Facebook.


 

 



FONTES:
NEGOCIOS