QUAIS SÃO OS IMPACTOS DO METAVERSO NA EDUCAÇÃO
Implementar o metaverso na educação pode ser uma boa estratégia para tirar maior proveito de um ambiente virtual de aprendizagem. Essa tecnologia permitiria, por exemplo, que os alunos realizassem experimentos em laboratório virtual em tempo real ou tivessem uma aula imersiva sobre a Grécia antiga “in loco”, além de conhecerem “de perto” as obras de arte de referência de cada época nos próprios museus de diversas partes do mundo onde estão expostas e outras inúmeras possibilidades.
É preciso lembrar, contudo, que o metaverso ainda é uma tecnologia em desenvolvimento e que esse projeto, que seria uma espécie de gamificação da vida real, demoraria ao menos uma década para ser totalmente desenvolvido e implementado. Entretanto, o surgimento dessa tecnologia já fomenta discussões a respeito dos impactos do metaverso na educação.
QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO METAVERSO NA EDUCAÇÃO?
Embora o metaverso ainda seja um projeto em desenvolvimento, as edtechs, cujo objetivo é oferecer soluções eficientes para o uso da tecnologia na educação, têm crescido gradativamente com bilhões em investimentos por todo o mundo.
A principal vantagem dessa ferramenta de realidade virtual é possibilitar uma aprendizagem imersiva para o aluno, enriquecendo o aprendizado e permitindo que os estudantes vivenciem, em uma realidade virtual aumentada e ilimitada, aquilo que estão estudando.
Um dos maiores desafios para a implementação do metaverso na educação é contemplar todas as instituições de ensino, tanto privadas quanto públicas. Isso porque o projeto requer um alto investimento financeiro nos recursos tecnológicos dos óculos de realidade virtual que, conectados ao dispositivo celular, emulam a realidade com todos os seus recursos digitais para o aluno.
Como você viu, o metaverso na educação é uma forte tendência para o futuro do ensino e as melhores instituições não podem ficar para trás. Para oferecer um ensino de ponta aos seus alunos, é importante que os gestores acadêmicos estejam por dentro das inovações tecnológicas e das novas ferramentas que podem ser utilizadas para aprimorar cada vez mais o aprendizado.
FONTES:
LYCEUM